PRF Fibrina rica em plaquetas

• TRATAMENTO ESPECIAL•

O que é fibrina e PRF?

A fibrina rica em plaquetas (PRF) vem sendo utilizada há alguns anos com o objetivo de acelerar a cicatrização, aumentar a produção de colágeno e a regeneração em procedimentos cirúrgicos distintos. Seu uso é mais popular na odontologia mas os protocolos para cirurgias ortopédicas e em tratamento de feridas e lesões são hoje uma grande inovação na saúde.

A fibrina rica em plaquetas (PRF) é um biomaterial autólogo e atóxico obtido a partir da centrifugação da amostra de sangue do próprio paciente; nela separamos uma alta concentração de plaquetas, leucócitos e fibrina para acelerar e auxiliar a regeneração tecidual

A fibrina é uma proteína fibrosa que atua na coagulação sanguínea em conjunto com as plaquetas. Ela é a forma ativada do fibrinogênio, molécula que participa ativamente de processos inflamatórios ou infecciosos.

No corpo, quando ocorre alguma lesão, as moléculas de fibrina se unem no sítio da ferida e produzem uma malha fina ao redor do local. Essa malha tridimensional atua como uma matriz provisória, permitindo a invasão celular e a regeneração tecidual. Isso é possível, porque ela “aprisiona” plaquetas e o seus fatores de crescimento, o que permite que eles sejam liberados com o passar do tempo.